Minha experiência durante treze meses de intercâmbio na Philadelphia, Pennsylvania, estudando na Temple University pelo programa Ciências sem Fronteiras; experiência única, doida e inesquecível!
Olá pessoal, como estão? Eu vou bem, bem corrida... enquanto cozinho feijão, enrolo pra ler dois capítulos e umas cinquenta páginas venho aqui dar uma escapada pra contar minha "interessantíssima" vida para vocês. :)
Mas antes, vamos todos rir da queda da Sandra....
Dessa vez eu demorei pra postar também por falta de tempo, mas foi mais porque não tinha tanta coisa interessante pra postar e nem estou com muito tempo pra desenvolver minhas ideias do que falar daqui. Sábado faz três meses que cheguei, e muita coisa aconteceu desde que saímos de Guarulhos, apesar de uns apertos que a gente passa por morar sozinho, sentir saudade, viver em uma cultura completamente diferente, essa é uma experiência que eu recomendo pra todo mundo e que sei que está me fazendo muito bem para rever muitos aspectos e crescer (como pessoa, não de tamanho, chega de bullying).
Então vamos lá.
Agora tenho andado na rotina. Minhas aulas não são tão legais, mas não é tão cansativo como na FAODO. Queria agradecer imensamente nesse post ao Bernardo (parei pra perceber que não temos foto) por ser um pedaço de odonto nesse lugar e conversar comigo sobre as matérias, diferença das faculdades e tudo mais. Ao Vitor por ser minha companhia em Environmental Boring Health e fazer uns sucos maravilhosos, tem sido minha inspiração pra ser mais saudável.
E agradecer a Paty também por ser the best roomate ever (um dia coloco foto do seu quarto)
E agradecer a todos que me aguentam aqui nesse Edge porque sei que não é fácil conviver com uma pessoa tão podre como eu hahaha...
Pesquisa
Pois é galera, para aqueles que acham que CsF é só viagem, eu digo a vocês, não! Graças a Deus eu e Bernardo conseguimos uma pesquisa na área de odonto, em bioengenharia, espero que sejamos úteis. Ainda não entramos no laboratório de fato mas já fizemos os treinamentos e até temos um armário. O mais difícil feito até agora foi aprender a abrir esse cadeado.
Em breve espero postar fotos minhas e do Bernardo felizes de jaleco =D
mas continuando a rotina...
agora tenho estudado bastante, sei que ainda tenho que estudar mais, mas as coisas vão se ajeitando...
Quando não consegui me concentrar aqui tive o auxílio do meu grande amigo Fabio Reis pra estudarmos na biblioteca (e depois conversamos comendo no Starbucks, claro). Ah, essa aqui é a biblioteca da Temple. Ela é ótima e confortável pra estudar, mas eu também não tenho muito a reclamar da UFMS.
Compras
Aqui é o país do capitalismo totalmente, parece que quando você compra alguma coisa ele penetra nas suas veias. E tudo aqui é fácil pra comprar, pra devolver. Eu aluguei livros pra eu estudar por 130 dias e depois mando pelo correio de volta de graça, é muito bom...
... é tão bom que eu e a Paty compramos tereré pela Amazon!!
Pense na felicidade da sul-mato-grossense que vos fala de tomar tereré!!!
Comprei um Kindle, a solução pros meus problemas de não conseguir ler em meios digitais
Mas é claro que algumas vezes você acaba comprando algo achando que vai ser super bom como eu e o Edson comprando macarons... que decepção :(
Tem gosto de plástico, blergh
Foi tipo assim comer, a expectativa e realidade:
Washington
Que cidade maravilhosa! Foi uma das cidades que eu mais gostei de conhecer até hoje, a parte que conheci pelo menos... É tudo grande, ruas largas, tudo clean...e todos os lugares de graça. Foi ótimo. Tirando que não sou a mais culta e os museus me cansaram um pouco, foi muito legal!
Eis aqui algumas fotos pra vocês verem como é Washington:
Mais fotos no meu álbum do face...
E adivinhem? Dessa vez não teve nenhuma super aventura na ida e na volta!!!!
Hoje foi minha primeira apresentação de trabalho na faculdade. Foi bem tenso, fiquei bem nervosa, mas passou e já está tudo bem. Minha prof sabe que sou do Brasil e o assunto era fácil pelo menos, no fim da tudo certo =D
O inverno está chegando, esse sábado comprarei roupas de neve! Até a próxima pessoar!!
Olá galera! Como sempre eu ando muito corrida pra postar aqui, e com início de aulas a energia pra fazer qualquer outra coisa esgota, mas vamos lá! :)
Queria começar esse post falando que a minha homesick tem passado, não que eu não sinta falta de Campo Grande (Big Field) e ame minha terra e todos que morem aí, mas estou passando a aproveitar mais os momentos aqui afinal tenho apenas um ano pra isso. E é realmente como dizem: intercâmbio não é um ano da sua vida, é uma vida no seu ano.
Julie
Meus amigos que já estiveram no meu quarto em CG sabem que eu não tenho muitos bichos de pelúcia além do Kako e da Sheep, mas eu ganhei (eu não peguei a força) aqui uma companheira inseparável do meu amigo Lucas, a Julie.
Ela é linda demais, adora tirar selfies, comer com hashi, comer brigadeiro. Ok galera, eu sei que sou podre hahaha...
... mas vai dizer que ela não é uma gracinha? *-*
Dieta Forçada
Como eu já falei aqui, nós ganhamos um dinheiro pra comida no cartão e aqui em vários lugares aceita esse "dinheiro", que é o diamond dollar. Só que por uma infelicidade resolveram nos tirar os diamond dollars e substituir por meal plan. Aí nós tinhamos direito a 15 refeições nos restaurantes que aceitavam meal plan e comer aquela comida ma-ra-vi-lho-sa e gordurosa e depressiva. Foram dias de recessão.
Esse aqui foi o dia que o frango estava com mais pimenta que o prato do meu Tio Beto e a melhor coisa que tinha para comer era essa sopinha de tomate.
Claro que fui me acostumando com a comida, mas agora o pessoal conseguiu com que tenhamos apenas 8 meal plans e o resto é em diamond dollar, os dias de fartura voltaram, agora só almoço no Morgan Hall e estou lutando contra a vontade de comer uma maravilha mundial chamada churros
Aqui é o seguinte, comida saudável não é tão bom, mas a que engorda, meu amiiiiigo!!! :(
É por isso que voltei pra zumba, terei tempo pra fazer pilates e vou controlar a alimentação, força Mariá do futuro!
Six Flags
Sábado retrasado fui ao parque Six Flags, em Jackson-NJ. Foi super legal, eu fui em todas as montanhas russas e foi radical...
...mentira.
Pra quem gosta de montanha russa (Paty, Lucas e Bruno) foi super legal, dava pra ouvir o grito deles lá debaixo, mas após ir na primeira montanha-russa do Lanterna-Verde que é em pé, eu só fechei meus olhinhos e esperei que aqueles minutos de tortura acabassem. Podem me chamar de mole mas eu tenho medo de altura mesmo e a adrenalina que vocês sentem pra mim é gastura. Mas como tinha meu companheiro de desaventuras Rodrigo, fizemos programas alternativos no parque. Porém não se engane, se você assim como nós não curte montanha russa não vá, o safari, espetáculo de leões marinhos e a montanha-russa leve do Batman são legais, mas a espera na fila não compensa. Mas se você gosta vá em frente, o pessoal amou!
Budweiser Made in America
Tá, a parte mais legal do post chegou. A frase "algumas coisas eram pra ser" se encaixa perfeitamente aqui. Quem me conhece sabe o quanto gosto de Kings of Leon e dia 30 e 31/08 teve aqui um festival com várias bandas e músicos famosos chamado Budweiser Made in America.
No domingo eu estava super deprê porque ia ter show do Kings of Leon e eu não ia, o ingresso estava 117 dólares e eu sou uma bolsista pobre haha. Aí minha linda irmã Pri disse que me daria o ingresso. Fiquei super feliz, mas deu errado quando ela foi comprar... aí me conformei, fui arrumar meu quarto, lavar roupa, choveu aqui e fui jantar.
Estava feliz jantando no RU, quando meu amigo lindo e maravilhoso Iago me liga dizendo que por causa da chuva tinham parado o show, e a hora que o povo pôde voltar não cobraram o ingresso dele, e não estava cobrando ingresso de ninguém.
Fui correndo na hora pro Edge pegar minhas coisas e eu, Klebson e Brenda fomos correndo pro local do show... e entramos!!! Economizei 117 dólares e assisti os três últimos show: Pharrel Williams, Tiesto e KINGS OF LEON!!! Foi maravilhoso. E eles tocaram Mary! <3
Vídeo do show do Kings of Leon cantando Mary! Jamais imaginei que eles iam tocar essa música porque é bem antiga. Queria dedicar ela especialmente ao meu amigo Felipe Maroto que me mostrou e disse que lembrava de mim com ela. Impossível não lembrar de você Félis, queria muito que você estivesse comigo nesse momento! :)
Aerosmith & Slash - Let the Rock Rule!
Esse dia será para sempre lembrado, em todos os aspectos. Já to acostumada a falar que se não for com emoção não tá valendo...
Fomos ver o show do Aerosmith e Slash em Newark - NJ.
O show foi ótimo, eu amo Aerosmith, cantei, lavei a alma, tinham até mais brasileiros lá (estamos por toda parte mesmo!) Esse show vai em especial pra Pri, que queria que estivesse comigo, e por tantas músicas que me lembram tantas coisas e pessoas, aqui vão uns vídeos do show:
Slash tocando
Cryin'
Aí na volta... tinhamos que pegar dois trens. O site nos disse que chegaríamos as 2 e pouco em Philly, mas quando descemos em Trenton o próximo trem pra Philadelphia eram as 5:37 am, e eram meia noite.
Ficamos lá bravamente até as 5:37, no frio, e quando fomos pegar o metrô do City Hall para a nossa estação... ele estragou e não pudemos pegar, tivemos que pegar o express e descer uma estação antes e ir andando...
Mas chegamos, sãos e salvos, e é isso que importa. (No dia o que mais importou foi dormir).
Inícios das Aulas e a Temple
Pra quem não sabe (O que é meio difícil) eu estou estudando por um ano na Temple University - Philadelphia, PA.
Minhas aulas pra valer começaram essa semana. Eu faço odontologia no Brasil mas aqui não poderei pegar matérias específicas. Estou fazendo matérias na área de saúde, mas graças a Deus, à bioengenharia, Prof. Peter e ao Bernardo nós vamos conseguir uma pesquisa na área de odonto, breve maiores informações.
Minha vida a questão de horário tá bem mais tranquila que as aulas de inglês, mas tenho muito mais coisa pra fazer , pelo menos é uma área que gosto. A universidade é maravilhosa em estrutura, tem sido tranquilo pra entender as aulas (tirando meu professor do Nepal...), e tem muito homework, o que é diferente do Brasil. Da estrutura daqui tenho certeza absoluta que sentirei falta.
Minhas salas de aula :)
Aqui é o Liacouras Walk, que tem lugares pra comer, tem o banco....
Aqui é onde faço a festa porque tem uma loja da Temple com tudo, de casaco a capinha de notebook da Temple.
Essa é uma vista geral da Temple...
E essa aqui é a Faculdade de Odonto
Atualmente possui mais de 38 mil alunos entre estudantes de graduação e pós-graduação além de doutorandos. Com mais de 300 programas acadêmicos distribuídos entre 7 campus no estado da Pensilvânia e nos campus internacionais de Roma, Tóquio, Singapura e Londres onde está presente. A universidade está entre os maiores provedores de profissionais dos Estados Unidos nas áreas de direito, medicina, farmácia, odontologia e arquitetura. É considerada uma das melhores universidades daquele estado e dos EUA.
Via: Wikipédia, porque estou com preguiça.
Mas eu estou muito feliz de estar aqui, as pessoas são legais, os professores são compreensivos (ah se todos no Brasil fossem), e eu não tenho dúvida que essa é uma grande oportunidade que eu jamais teria. Sou muito agradecida por estar aqui e por todos que fizeram isso possível. (Não se anima Dilma).
Não tenho muito mais o que falar daqui, não sou boa com informações detalhadas assim. Para maiores informações: http://www.temple.edu/ hahaha
Só posso deixar esses vídeos pra vocês expressando como me sinto aqui!
Sushi
Sexta fomos comer rodízio de sushi: 25 dólares, all you can eat.... e como comi!! Não chega perto do sushi de CG, mas deu pra matar a vontade. (Já quero de novo, claro)
Jogo da Temple
Sábado agora fomos num jogo de futebol americano, obrigada a Bruno Vaz e Rafael por serem nossos professores de futebol americano, estou quase entendendo bem hahaha. A temple... perdeu! kkkk mas no último minuto juro que foi emocionante
Bom, é isso aí pessoal... até a próxima, fica aqui um abraço meu e da Julie!